Nutrição

A obesidade é uma doença multifatorial e por isso é necessário uma abordagem multidisciplinar. Como a obesidade está intimamente relacionada aos hábitos alimentares inadequados, o nutricionista é de extrema importância no tratamento desta doença, visto que é o profissional capacitado para elaborar e orientar um padrão alimentar individualizado que promova a saúde do paciente. A busca por orientações e cardápios prontos de outras pessoas ou da internet acabam por não gerar bons resultados ou por desenvolver carências nutricionais, como queda de vitaminas e minerais, perda de massa magra, etc.

Após o primeiro contato onde é proposto um novo padrão alimentar individualizado, o acompanhamento nutricional é essencial em todas as formas de tratamento da obesidade, pois este profissional avalia os resultados, sinais sintomas apresentados, avalia a necessidade de suplementação, a adesão ao cardápio e a necessidade de mudar a estratégica nutricional.

O acompanhamento com nutricionista no preparo pré-operatório da cirurgia bariátrica é fundamental para início da reeducação alimentar e avaliação do estado nutricional do indivíduo, otimizando assim a segurança do procedimento cirúrgico. Cabe a este profissional também orientar a alimentação adequada para o pós operatório, favorecendo assim a cicatrização e evitando o surgimento de complicações. O acompanhamento nutricional no pós operatório aumenta o sucesso do procedimento, evitando complicações gastrointestinais, desnutrição após a cirurgia e também o reganho de peso.

O trabalho de uma equipe multidisciplinar qualificada e coesa trará segurança ao paciente, diminuindo riscos e aumentando a probabilidade de sucesso, estimulando que novos hábitos sejam incorporados na vida do paciente.