Colelitíase

A vesícula biliar é um órgão localizado no abdômen, à direita e abaixo do fígado, ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar e concentrar a bile, que é produzida no fígado e eliminada no intestino, a qual ajuda na digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, como colesterol e pigmentos, e quando algumas dessas substâncias aumentam sua quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam pedras (cálculos).

Sintomas
• Dor abdominal no lado direito do abdômen ou no estômago, geralmente tipo cólica.
• Náuseas (enjôos) e vômitos
• Desconforto abdominal
• Amarelão (icterícia)
• A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma e o achado de pedra na vesícula é incidental.

Complicações da pedra na vesícula
Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, que é uma situação que requer tratamento de urgência. A inflamação é geralmente causada pelas pedras grandes, que obstruem a saída da vesícula. Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelas pedras pequenas.

Diagnóstico
O melhor exame é a ultra-sonografia ou ecografia.

Tratamento
A única forma de tratamento é a retirada da vesícula (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra), medicamentos para dissolver a pedra e a retirada somente das pedras não funcionam, e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Locais das incisões
Fígado e a vesícula após a retirada

Cirurgia da Vesícula
A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sendo quatro pequenas incisões de no máximo 1cm cada, sem a necessidade de se realizar um corte. Na cirurgia é retirada a vesícula com as pedras.

Vantagens da retirada da vesícula por videolaparoscopia:
• Recuperação rápida: internamento de um dia, retorno ao trabalho e suas atividades em torno de uma semana;
• Resolução completa e definitiva da doença;
• Pouca dor pós operatória;
• Cicatriz cirúrgica mínima.

Alimentação após a retirada da vesícula
Não é necessário modificar a dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma sequela ou consequência para o organismo após a retirada da vesícula.